O que são?

O GMAT, o GRE e o TOEFL são exames padronizados usados pelas Escolas de Negócio de todo o mundo no processo de seleção para programas de pós-graduação, incluindo MBAs.

GMAT: Graduate Management Admission Test

Usado por ~200.000 candidatos por ano em 7.000+ programas de pós-graduação em negócios oferecidos em 2.300+ universidades e instituições, é um teste que dura 3 horas e 7 minutos com escores que variam entre 200 (mínimo) e 800 (escore perfeito). Ao contrário do que se pensa, o exame não tem o objetivo de testar o conhecimento específico de negócios, mas sim as habilidades quantitativas do candidato, a facilidade com a língua inglesa e a capacidade de pensar criticamente sobre questões complexas. É uma medida estatisticamente confiável da sua provável performance acadêmica nos programas de pós-graduação.

O exame é composto por quatro seções:

Analytical Writing Assessment: (redação) 30 min, 1 questão; escore varia de 0 a 6;

Integrated Reasoning: 30 min, 12 questões em 4 formatos; escore varia de 1 a 8;

Quantitative Reasoning: 62 min, 31 questões em 2 formatos; escore varia de 6 a 51;

Verbal Reasoning: 65 min, 36 questões em 3 formatos; escore varia de 6 a 51.

As seções Verbal e Quantitative são computer-adaptative, ou seja, os exercícios são “escolhidos” pelo sistema dependendo do seu desempenho. A primeira questão é de dificuldade média, e o computador usa a sua resposta para selecionar a próxima pergunta. À medida em que vai acertando, você vai recebendo questões mais desafiadoras. Por esse motivo, você não pode deixar nenhuma resposta em branco. O escore é determinado através do nível de dificuldade e das características estatísticas das perguntas que você responde e também pelo número de questões respondidas corretamente. A nota é válida por 5 anos.

Cadastre-se no site oficial para receber mais informações sobre a prova, saber onde realizá-la no Brasil e fazer o download do software GMATPrep. Ele dá acesso a 90 perguntas para treinamento e várias dicas gratuitas.

A melhor maneira de se preparar

A TopMBA não fornece treinamento para o GMAT. Se você prefere contratar um professor ou um curso preparatório, contate-nos para obter informações de profissionais recomendados.

Agora, você é autodidata e consegue estudar sozinho? Então as dicas abaixo cairão como uma luva para você!

1) Livros*:

Guia oficial: encontre mais informações neste link.

Livro de macetes: Crash Course for the New GMAT, The Princeton Review (3rd. edition). Difere do livro oficial por fornecer algumas dicas práticas e métodos para lidar com as questões de maneira a otimizar o tempo.

2) Sites para estudo*:

Manhattan GMAT: Oferecem vários serviços (alguns grátis, inclusive), como o pacote de simulados e os flashcards para acelerar o raciocínio.

GMAT Prep The Economist: Oferecem diferentes planos com sessões 1-to-1, tutores, simulados e acesso a apps de celular.

Kaplan: Oferecem cursos preparatórios para todas as necessidades.

The Economist & London Business School: Simulador do GMAT desenvolvido por meio de parceria da London Business School com o grupo The Economist.

* Não ganhamos absolutamente nada para anunciar essas empresas aqui. O objetivo é simplesmente facilitar a sua vida apresentando cursos e materiais que foram usados por nós e por nossos clientes com excelente feedback.

Ainda, acesse o site do Case Interview para treinar / acelerar o raciocínio em matemática.

3) Estratégia de estudo:

O primeiro passo é realizar um teste diagnóstico do guia oficial ou de um site de estudo para ter noção de como funciona o exame. Assim, você terá um flavor dos seus pontos fortes e fracos e, ao final, poderá saber onde está errando para focar nas suas fraquezas. Um erro comum é estudar a teoria e deixar de fazer simulados. Um dos grandes componentes da prova é o seu estado emocional – afinal, você tem pouquíssimo tempo para responder a cada questão. Saber como você lida com essa pressão também faz parte do objetivo do teste. Portanto, PRATIQUE! Faça simulados periodicamente, como se estivesse no grande dia. Acredite, sua segurança emocional fará muita diferença no resultado final.

4) Escores:

Uma pergunta frequente que recebemos é: qual o escore ideal para entrar nas top schools? Não há uma resposta certa. O GMAT é um componente relevante do application, que será, entretanto, avaliado como um todo (junto ao GPA, TOEFL, essays, cartas de referência, currículo, etc). Mas certamente, é importantíssimo ter uma nota competitiva para aumentar as suas chances nas melhores escolas do mundo. Ao visitar o site da escola, procure saber qual é a média do GMAT entre os estudantes. Você geralmente encontra essa informação no Class Profile.

5) Quando fazer?

O GMAT não tem data fixa: você determina quando realizará a prova de acordo com a disponibilidade dos test centers próximos da sua cidade. Entretanto, o intervalo mínimo entre uma prova e outra é de 16 dias. Por isso, a nossa dica é: NÃO DEIXE PARA A ÚLTIMA HORA! Se você tirou uma nota abaixo da expectativa e quiser repetir o teste, só poderá realizá-lo novamente depois de 16 dias. Isso pode gerar correria e estresse desnecessários durante o processo de application. O ideal é que você se livre dessa pressão o quanto antes, para poder se dedicar aos essays com tranquilidade e mente “fresca”. Os mais preparados já têm os resultados no final de maio.

A partir de 27 de junho de 2014, o GMAC colocou em prática a seguinte mudança:
Agora, ao chegar ao final do teste, você verá a sua nota parcial (Integrated Reasoning, Quantitative, Verbal e Total) e terá dois minutos para decidir se quer enviar o report para as escolas ou cancelá-lo. E mesmo que cancele, poderá resgatar o escore dentro de 60 dias mediante o pagamento de uma taxa.
Obviamente, o escore do Analytical Writing Assessment não estará incluído nesta mudança, já que precisará passar pelo crivo dos avaliadores posteriormente.

O que mudou para você?

  • Fica mais confortável realizar a prova com menos pressão para enviar o report. É uma excelente opção para retakers. Por exemplo: você fez o teste pela primeira vez e tirou 690. Resolveu repeti-lo e tirou 650. Apesar de ficar registrado que você realizou o exame duas vezes, não há contraindicação em não reportar a segunda nota.
  • Tenha em mente antes da prova a nota mínima que você está disposto(a) a aceitar. Assim, evita dúvidas e estresse adicional nos meros dois minutos que terá para decidir se deve enviar o report.

O que não mudou: tenha em mente antes da prova as cinco instituições para as quais você enviará, sem custo extra, a sua nota no best case scenario.

Recentemente, o GMAC também anunciou o GMAT Enhanced Score Report, que fornece uma análise ainda mais aprofundada sobre o seu desempenho no teste – desde a média de tempo que você levou para responder cada tipo de questão até como você manejou seu tempo em comparação a outros candidatos. Com esses dados, você terá insights adicionais que podem lhe ajudar a melhorar o escore caso precise repetir o exame. O novo relatório pode ser comprado após a realização do teste no site oficial.

GRE: Graduate Record Examinations

Um exame padronizado que também é usado como requerimento para admissão em escolas de pós-graduação dos Estados Unidos e da Europa, e pode ser usado como alternativa ao GMAT. Há dois tipos: o GRE General Test, exigido pelas business schools no exterior, e os GRE Subject Tests, específicos para algumas áreas de estudo como química, biologia, etc. Ambos foram criados e são administrados pelo Educational Testing Service (ETS) – que também é responsável pelo TOEFL.

O GRE General Test avalia diversas habilidades através das seções de Verbal Reasoning, Quantitative Reasoning e Analytical Writing. As perguntas medem raciocínios similares aos que serão exigidos nos programas de pós-graduação e MBA, e o tempo total é de aproximadamente 4 horas. O sistema usado é computer-adaptative, similar ao do GMAT, e o exame é realizado em centros de teste qualificados.

No Verbal Reasoning, você será testado(a) com relação à sua capacidade de analisar e avaliar textos e sintetizar informações, de fazer e reconhecer associações entre palavras e conceitos (2 seções de 30 minutos cada, 20 questões por seção / 130 a 170 pontos, incrementos de 1 ponto).

O Quantitative Reasoning mede sua capacidade de resolução de problemas e foco em conceitos básicos de aritmética, álgebra, geometria e análise de dados. Nesta seção, você pode usar uma calculadora virtual que aparece na tela (2 seções de 35 minutos cada, 20 questões por seção / 130 a 170 pontos, incrementos de 1 ponto).

Já o Analytical Writing examina o seu pensamento crítico e habilidades de escrita, especificamente sua habilidade de articular e argumentar sobre ideias de maneira clara e efetiva. Esta é a seção que aparece primeiro, e a ordem das outras duas pode variar (2 atividades de 30 minutos cada / 0 a 6 pontos, incrementos de meio ponto).

O GRE permite que você pule questões ou escolha quais responder primeiro em uma determinada seção, voltar e mudar respostas – o que não é permitido no GMAT. No dia do teste, você pode enviar o escore de graça para até quatro escolas. Entretanto, pode cancelá-lo se não atingiu uma nota que considere adequada. Caso repita várias vezes, você pode escolher mandar apenas a maior nota – posteriormente, pode enviar para quantas escolas quiser mediante o pagamento de uma taxa. O custo do GRE varia entre US$ 130 a US$ 210, dependendo do local.

Clique aqui para baixar o POWERPREP® II software e aprender mais sobre a dinâmica do teste.

Atenção: você pode realizar o exame a cada 21 dias, por até cinco vezes dentro de um período de 12 meses contínuos (365 dias). Os testes que você cancelou também entram nessa conta.

Veja aqui algumas sugestões de materiais de preparação para o teste e amostras. Assim como o GMAT, o GRE é válido por cinco anos. Clique aqui para mais informações sobre o exame e para consultar a disponibilidade dos centros de teste.

Veja abaixo outros artigos sobre o assunto:

GRE or GMAT: Test-Takers’ Dilemma

Decide between GMAT, GRE

TOEFL

O TOEFL iBT® é um exame de inglês realizado via internet que tem por objetivo testar a sua capacidade de proficiência na língua em nível universitário. Mais de 11.000 instituições em 150 países aceitam as pontuações do TOEFL como comprovação de suas habilidades linguísticas.

O teste dura aproximadamente 3 horas, com um intervalo obrigatório de 10 minutos. As seções incluem:

Reading, de 54 a 72 minutos, com 30 a 40 perguntas, onde você deve ler trechos acadêmicos e responder às perguntas;

Listening, de 41 a 57 minutos, com 28 a 39 perguntas, onde você ouve diálogos de situações diversas e responde às perguntas solicitadas;

Speaking, de 17 minutos e 4 tarefas;

Writing, de 50 minutos e 2 redações.

Para entrar em uma top school, tenha o objetivo de tirar uma nota igual ou superior a 109 (o escore máximo é 120). Para entender melhor sobre a pontuação do teste, visite esta página. O intervalo mínimo entre um teste e outro é de 12 dias.

A maioria dos candidatos que chega até nós relata que tem mais dificuldade na parte de speaking. Se este também for o seu caso, veja abaixo algumas dicas de website que você pode usar para treinar sozinho(a):

1. Breve explicação e exemplo (não custa reforçar! :))

2. Lista de tópicos para praticar

3. Uma seção completa (6 questões)

4. Vídeos do Youtube (você pode ouvir a pergunta, pausar para praticar a sua reposta e depois ouvir as sample answers)

http://www.youtube.com/watch?v=Ux2Q0upiD_0

http://www.youtube.com/watch?v=rYC5A4pk5I0

Mais informações sobre o teste e o livro oficial podem ser encontradas aqui.

Além do TOEFL e do IELTS, os dois exames de inglês mais comuns, recentemente as business schools também estão aceitando escores do Pearson Test of English (PTE). Mais informações aqui.

O que dizem nossos clientes

“A TopMBA provê um serviço absolutamente excepcional. Desde a primeira conversa, fica claro que os profissionais se interessam por conhecer a vida do candidato. Assim, quando chega a hora de escrever os essays, eles dão um direcionamento cirúrgico e personalizado sobre quais histórias devem ser usadas em cada caso e qual a melhor forma de contá-las. A todo momento do processo seletivo, eu senti que estava preparado e mostrando o melhor lado de mim. Recomendo entusiasticamente.”

João GuarisseHarvard Business School, Class of 2017http://www.hbs.edu

“Eu recomendaria que meus amigos contratassem o full package, com consultoria desde o início do processo. O Alex e a Daiana, mesmo com relativamente pouco tempo de experiência nessa área (quando comparado com nomes conhecidos no mercado), conhecem profundamente as principais escolas e tem excelentes insights sobre fit e métodos de ensino. Mais do que uma fria revisão de essays, esse conhecimento ajuda a construir argumentos e a manter o candidato seguro e motivado.”

Estela BarbosaLondon Business School, Dartmouth Tuck & IESE, Class of 2016http://www.london.edu/

“Recomendo sem ressalvas!”

Roberto BlumWharton, Class of 2015http://www.wharton.upenn.edu/

“Pessoal sem frescura, mão na massa e que sabe o que faz. Vale a pena”.

Alexandre NogueiraWharton, Class of 2017http://www.wharton.upenn.edu

“O que mais gostei foi do comprometimento dos consultores com a minha necessidade, agenda e principais dificuldades, que no meu caso era colocar as ideias de forma concisa nos essays.

Outro ponto relevante é que os consultores possuem o nível ótimo de comprometimento e informalidade, deixando o processo eficiente porém não mais estressante que o necessário.”

Thiago MedeirosIMD, INSEAD, Class of 2015http://www.insead.edu/

“Minha recomendação reforça o comprometimento e esforço/dedicação recebida, melhor que de outros consultores; e também a qualidade do trabalho em si.”

Gilmar BarretellaLondon Business School, Dartmouth Tuck, Michigan Ross, IESE, Class of 2016http://www.tuck.dartmouth.edu/

Uma amostra de onde vêm nossos clientes