Quer vender sua ideia? Saiba como

Um etapa crítica em qualquer projeto empreendedor é a “venda”, ou apresentação, da ideia a investidores ou potenciais clientes. Apesar de parecer óbvio, é comum encontrar apresentações confusas, com excesso de números, palavras e slides e escassez de energia, paixão e motivação. Por isso, aqui vai uma estrutura que preparamos no Fullbridge Program para os empreendedores de Shanghai, na China.

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Pergunte-se a você e a seu time se seu “pitch”, ou apresentação, cobre todos esses pontos:

CONTEÚDO:

Estrutura & Organização: a mensagem está fluida, clara e organizada?

Introdução do tema com paixão, energia e convicção: Por que devemos lhe escutar?

Problema: O que você está tentando resolver, e pra quem?

Solução: Qual sua solução? O que seu produto ou serviço soluciona? Como essa solução será comunicada, você já tem uma marca? Qual o modelo de negócio, ou como você fará dinheiro?

Mercado: Onde essa solução será oferecida? Qual o tamanho do mercado, ou quantos potenciais clientes existem? O quão competitivo é o mercado, ou quem já oferece soluções parecidas com a sua? Como você se diferencia?

Seu Plano: Qual sua estratégia, ou onde você quer chegar com sua ideia? Como e para onde crescer? O que você já aprendeu sobre seu produto e o quanto as pessoas o desejam? Finalmente, quanto de capital você precisa para executar seu plano de crescimento e expansão?

A mensagem final: Dado tudo que você colocou, deixe claro o objetivo da apresentação, que pode ser: (1) atrair capital de investidores, sendo claro o quanto é necessário; (2) conquistar mais clientes, deixando evidente o quanto seu produto/ serviço facilitaria a vida do seu cliente; (3) espalhar sua ideia revolucionária, mostrando como os interessados podem apoiá-lo, ajudando a popularizar essa ideia, através de mídias sociais, blogs, eventos, etc.

Simplicidade: linguagem, texto e imagens que comuniquem de forma clara. A audiência quer gastar o mínimo de energia possível para entender sua mensagem.

Visual: pouco texto e muita imagem.

astronauta

APRESENTAÇÃO

Paixão: se você não for a pessoa mais apaixonada pela sua ideia, quem será?

Conexão pessoal: a história por trás da ideia conversa com sua história pessoal? O que o faz a pessoa mais adequada para executá-la?

Confiança: você sabe mesmo o que está falando?

Eloquência: você usa o português, verbalmente, de forma clara e correta?

Precisão: ficou claro que você fez o dever de casa, pesquisando e estudando profundamente a ideia e o mercado?

Finalmente, para um público com interesses diversos, menos é sempre mais.